Sobre nós

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que este ano comemora 70 anos, foi criada sob a designação “Oficina de Educación Iberoamericana”, sendo um organismo de carácter intergovernamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Os seus campos de atuação são a promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, no contexto do desenvolvimento, da democracia e da integração regional.
Os 23 Estados-membros que constituem a OEI são: Andorra (Estado-membro mais recente), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
As línguas oficiais da Organização são o português e o espanhol.
A sede da OEI, onde se encontra localizada a Secretaria Geral, situa-se em Madrid. A OEI possui 18 Representações Regionais: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Portugal, Estado-membro desde 2002, tem desde 2017 um escritório em Lisboa, sendo a única representação no espaço europeu, além da Secretaria Geral.
O Programa-Orçamento 2019-2020 da OEI aprovado pelos Ministros e Ministras da Educação da Ibero-América (La Antigua, Guatemala, 27 de setembro de 2018), inclui pela primeira vez na história da organização, como um dos seus eixos prioritários, o Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa (PIDLP). Este Programa tem como objetivo geral promover o uso da língua portuguesa junto com o espanhol na região ibero-americana e, como objetivo específico, alargar os espaços de cooperação no campo da educação, da cultura, da ciência, da tecnologia, contando desde logo com a participação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de seu Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).
Neste ano de celebração, a OEI orgulha-se de 70 anos de atividade ao serviço da comunidade ibero-americana, um conjunto de povos que valorizam a diversidade e se reconhecem por meio de um rico património cultural partilhado. As línguas fazem parte desse património e, desde sempre, a OEI tem contribuído, através dos seus programas, projetos e ações, para fortalecer, preservar e garantir o seu uso no respeito pela diversidade.
Entre as suas ações, o PIDLP contempla a realização da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE) com periodicidade regular e o compromisso de continuidade noutros países. Nesta primeira edição de 2019, em Lisboa, o evento aborda a situação das duas línguas e a sua maior promoção para reforçar o bilinguismo na região e a internacionalização do português e do espanhol, em benefício das suas comunidades falantes. Acresce que a questão da língua tem particular expressão nos domínios da educação, da ciência e da cultura, áreas de missão da OEI, que tem o espanhol e o português como línguas oficiais, contribuindo esta reflexão para o desenvolvimento e a afirmação da identidade cultural na região.